Treinamento funcional: quais as vantagens?

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Estudos recentes revelaram que o exercício aeróbico tradicional não é o que mais emagrece, mas sim os treinamentos do tipo HIIT, que são aqueles que combinam aeróbico com treino de força ambos com alta intensidade e curta duração. O treinamento funcional se enquadra nessa categoria e o Crossfit é um tipo de treinamento de funcional

No post de hoje nós falamos falar sobre o funcional e suas vantagens, dessa forma, você poderá decidir se vai mudar sua estratégia de treino e experimentar esse exercício que está tão na moda e que traz benefícios reais para o seu corpo.

O que é o treinamento funcional?

A principal característica do exercício funcional é que ele utiliza os movimentos naturais do corpo como por exemplo correr, empurrar, girar, puxar, pular, utilizando como equipamentos coisas do dia a dia como cordas, pneus, degraus altos, barras e etc.

O crossfit é apenas um exemplo de treinamento funcional, mas existem vários tipos, nas academias com pouco espaço, por exemplo, não há crossfit, mas há exercícios do tipo circuito nos quais os praticantes se revezam entre cada exercício.

Saia do tédio

Uma das grandes vantagens do funcional é que ele tira do tédio aquelas pessoas que já estão cansadas da monotonia da musculação, porque você não vai fazer só aqueles exercícios repetitivos trabalhando um músculo isoladamente.

No funcional, existe uma variedade muito grande de exercícios e eles podem ser feitos todos os dias ou podem nem ser repetidos com frequência, vai de acordo com cada praticante e com a turma em si. Além disso, quem não tem tempo para treinar encontra no funcional um exercício rápido e eficiente.

Ganho de força

Mais até do que na musculação, com o treino funcional você ganha força para as atividades do dia a dia como carregar as compras, uma encomenda mais pesada, arrastar um móvel, e muito mais, com a facilidade do mundo moderno, não precisamos movimentar muito nosso corpo e ele acaba ficando despreparado para diversas situações. O treino funcional tira o corpo desse estado de sedentarismo.

Equilíbrio e flexibilidade como nunca

A falta de treino deixa nosso corpo entrevado, com pouca flexibilidade e com o equilíbrio comprometido. Realizar o treino funcional com regularidade devolve isso não importa sua idade e seu nível de sedentarismo.

Seu condicionamento físico fica muito melhor, bem como sua resistência e agilidade. Você fica muito mais preparado para lidar com situações do dia a dia ou até mesmo uma situação de emergência como correr, carregar alguém, levantar um objeto pesado, e etc.

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