Benefícios da musculação para idosos

10-benefícios-da-musculação-para-idosos-1024x581

Se tem uma coisa que podemos afirmar sobre nosso corpo é que ele é muito inteligente. Isso é comprovado pela forma como ele reage quando há alguma deficiência. O primeiro ponto que ele consome são os músculos quando você está doente ou com carência de algum nutriente.

Você poderia pensar: “inteligente ele seria se consumisse gordura” e ele consome, mas não no momento que você está doente, a gordura ele guarda para o caso de você não se alimentar e com isso não ter outras fontes de energia ou para te aquecer no caso de você passar por alguma situação de frio, por exemplo.

Quando vamos ficando mais velhos perdemos massa muscular exatamente por isso, nosso corpo passa a apresentar uma série de deficiências e ficamos doentes com mais frequência e aí nosso corpo vai consumindo toda a nossa massa magra.

Perigos da perda de músculos na terceira idade

Isso é um ciclo vicioso muito perigoso porque com menos massa magra, nossos ossos ficam desprotegidos e mais suscetíveis a fratura e quando sofremos uma queda que quebramos um osso, nosso corpo perde mais massa magra e isso se torna muito difícil de reverter.

A autonomia dos idosos fica logo comprometida e outros problemas de saúde, principalmente emocionais também começam a surgir.

Como evitar a perda de massa muscular

Nada melhor para evitar a perda de músculo do que ganhando músculos. Se a musculação só tem benefício para os jovens, para os idosos esses benefícios são ainda mais imensuráveis. Um idoso que malha está prevenindo a perda de massa magra.

Mesmo para aqueles que já perderam massa magra, fazer musculação ajuda muito, porque a massa perdida será reposta ou, pelo menos, a perda deixará de acontecer, pois uma coisa irá compensar a outra.

Os benefícios não param por aí…

É claro que os benefícios da musculação para os idosos não param por aí. Só de estar se movimentando, o idoso está fazendo um bem para a própria saúde física e mental. O sedentarismo mata mais que muitas doenças famosas.

A elasticidade do corpo fica muito melhor e com isso voltamos para a questão da autonomia. Poder calçar seus sapatos sozinho, se vestir sozinho, subir em um ônibus, subir e descer escadas, isso parece muito simples para quem é jovem, mas conforme o corpo vai envelhecendo isso fica cada vez mais difícil. A musculação pode ajudar a manter essa autonomia.

E um benefício muito pouco falado, mas igualmente importante é o benefício social. Frequentar uma academia, conhecer pessoas novas, conversar com pessoas da mesma idade ou de idades diferentes vai ajudar a manter o idoso longe da depressão, doença que acomete cada dia mais idosos no mundo inteiro.

Se você tem algum idoso na família, converse com ele sobre a prática de musculação. Se ele for do tipo que não gosta de sair de casa, compre pra ele aparelhos de musculação na Ergolife para que ele possa aproveitar a maior parte desses benefícios. Entre no www.ergolife.com.br e veja nossas promoções de aparelhos de musculação e todo tipo de equipamento para academia.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Facebook
LinkedIn

Deixar uma Resposta

atenção, temos uma oferta exclusiva pra você!!

Vimos que você se interessou pelo produto .. Utilize o formulário abaixo para receber nossa oferta exclusiva para este produto.

atenção, temos uma oferta exclusiva pra você!!

Vimos que você se interessou pelo produto ..

Utilize o formulário abaixo para receber nossa oferta exclusiva para este produto.

Enviar Mensagem
Precisa de Ajuda?
Olá, está interessado em comprar um equipamento ou tirar alguma dúvida sobre, fale pelo whatsapp