Lesões mais comuns na musculação

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Malhar, ou fazer qualquer outro tipo de atividade física só faz bem ao corpo, mas isso quando você se cuida e realiza os exercícios de acordo com o seu condicionamento físico e grau de intensidade a que seu corpo suporta. Fazer qualquer coisa que vá além da sua capacidade pode ocasionar graves lesões, além de dores musculares e articulações.

Existem vários tipos de lesões para praticantes de musculação e agora você irá conhecer os tipos mais comuns.

Tipos de Lesões

Existem vários tipos de lesões provenientes da musculação, essas lesões podem ser adquiridas por causas variadas como excesso de carga elevada, falta de aquecimento e alongamento dos músculos etc. Veja abaixo lesões mais comuns na musculação:

  • Tendinite – é um tipo de lesão comum para praticantes de musculação e uma das mais conhecidas. Sua característica é a inflamação de um tendão, origina-se através de esforços intensos e repetitivos.
  • Contratura muscular – neste tipo de lesão há uma contração no músculo, geralmente ocorre por excessos de carga ou treinos muito puxados.
  • Bursite – a bursite é a inflamação das bursas, ou seja, são partes das articulações presentes no encontro de músculos e tendões com os ossos. Com esta inflamação há dor intensa nas articulações. Também é gerada pelo esforço repetitivo e excesso de carga e os locais do corpo mais provenientes a bursite são joelhos, ombros e cotovelos.
  • Distensão muscular – rompimento de fibras musculares causado por forte contração muscular ou estiramento excessivo do músculo ao erguer cargas com peso além do indicado. Causa dor intensa podendo ser classificada em 3 graus diferentes, cada um de acordo com seu grau de gravidade.

O que fazer em caso de lesão?

Em caso de sofrer alguma lesão praticando musculação primeiramente você deve parar o exercício imediatamente, não realizar nenhuma outra atividade e procurar um médico para avaliação da lesão. Para tratamento momentâneo aplique gelo no local da lesão para diminuir a intensidade da dor e inchaço.

Dê pausa nos treinos enquanto não estiver realmente curado da lesão, mantenha a aplicação de gelo na região afetada de 5 a 6 vezes por dia, podendo passar pomadas analgésicas no local para acelerar no tratamento.

Só volte a treinar após liberação médica, não se arrisque a um agravamento por questão de impaciência. Ao retornar aos treinos procure um profissional de educação física para remontar sua série, caso seja um que não conheça seu caso explique sua situação para que o profissional coloque uma série compatível para seu retorno.

Evite as lesões mais comuns na musculação utilizando os melhores aparelhos

Fazer exercícios em aparelhos feitos com qualidade e por quem entende do assunto também faz diferença na hora de evitar lesões.

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