Verão tá chegando e está na hora de você largar de lado o sedentarismo e começar a praticar atividades físicas e chegar com o corpo impecável na próxima estação. Nesse momento você deve praticar atividades aeróbicas para emagrecer e anaeróbicas para dar mais firmeza a pele e definir o corpo.
Mas lembre-se: antes de iniciar qualquer exercício físico é muito importante fazer um bom alongamento, pois assim vai preparar o corpo para as atividades e prevenir que problemas durante e após os exercícios apareçam.
Este post irá das dicas para um bom alongamento e também como isso pode fazer a diferença na hora de se exercitar.
Importância de se alongar
Realizar um bom alongamento irá preparar e estimular seu corpo para realização de atividades físicas, dano a ele mais flexibilidade do músculo, além disso, previne dores provenientes da carga de exercícios praticados, durante e pós treino.
Um bom alongamento também deixa seu corpo mais ágil e preparado para aguentar a carga posta sobre ele e os impactos da atividade praticada. Caso não faça um bom alongamento seu corpo não estará preparado para o exercício e por isso pode surgir uma série de problemas referentes a essa prática.
É sabido que, existe uma série de problemas que podem ocorrer simplesmente pelo fato de não fazer um bom alongamento antes e após uma atividade física e as principais são dores nos músculos trabalhados na atividade e nas articulações, menos fôlego para realizar o treino, ou seja, ficará cansado mais rápido ou ainda sofrer lesões como torções e luxações devido despreparo do corpo para execução do treino.
Um bom alongamento previne lesões, prepara e relaxa o corpo, melhora na agilidade, flexibilidade e ajuda a aquecer. Você tem todos os motivos possíveis para fazer um bom alongamento sempre que for se exercitar a partir de agora.
O alongamento é importante antes e depois de realizar qualquer atividade física, seja ela aeróbica ou anaeróbica, portanto antes de iniciar qualquer tipo de atividade física guarde entre 10 à 15 minutos para um bom alongamento inicial e final.
Dicas de alongamento
Cada exercício de alongamento deve durar entre 15 e 20 segundos de execução sem precisar repetições. É importante fazer todos os exercícios da mesma forma e com mesma duração de tempo para ambos os membros superiores ou inferiores.
Abaixo veja alguns exemplos de alongamentos para realizar antes e pós-treino, mas não fique só nesses exemplos, busque mais variações a internet ou perguntando a um profissional de educação física, ele com certeza irá lhe ajudar.
Para alongar membros superiores e costas:
- Entrelace os dedos das suas mãos sobre a sua cabeça com os braços estendidos e curve as costas para as laterais, ficando entre 15 e 20 segundos nessa posição.
Para alongar a panturrilha:
- Deixe o calcanhar apoiado no chão, pegue a ponta dos dedos e puxe pra cima o máximo que você conseguir.
Para alongar o posterior de coxa:
- De pé, leve seu tronco ao encontro das pernas flexionando o mínimo possível os joelhos, tente tocar o solo com as mãos.
Para alongar o quadríceps:
- Pegue seu pé por trás, aproxime-o o máximo que você puder do bumbum, flexionando o joelho.
Esses são apenas alguns simples exemplos de alongamento que você deve fazer sempre que iniciar e finalizar qualquer atividade física lembre-se que alongar é importante para seu desempenho e prevenção de lesões.