A fisioterapeuta Raquel Castanharo, formada e mestra em biomecânica da corrida na USP. Realizou pesquisa em biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, Canadá. Trabalha com fisioterapia e avaliação biomecânica em São Paulo e Jundiaí, e vem hoje nos mostrar que treinar da forma correta é a melhor forma para prevenir lesões. veja agora:
Por Raquel Castanharo, Jundiaí, SP
Já encontrei alguns corredores céticos quanto a melhorar a biomecânica da corrida. Alguns acham que alterar a forma de correr é muito difícil, ou até impossível. Outros não acreditam que tal tratamento irá ajudar na prevenção e tratamento de lesões. Porém, mais uma pesquisa científica acaba de ser publicada mostrando que a intervenção na biomecânica da corrida é possível, não tão difícil como pode parecer, e diminui o risco de lesões.
O estudo intitulado “Gait Retraining for the Reduction of Injury Occurrence in Novice Distance Runners. 1-Year Follow-up of a Randomized Controlled Trial” contou com a participação de 320 corredores. Cento e sessenta e seis deles passaram por um treinamento de biomecânica de oito sessões, em duas semanas. Eles foram ensinados a correr com menor impacto através de um sistema de biofeedback, que mostra o choque do corpo com o chão a cada passada. Assim é possível ao corredor ir ajustando seu movimento em tempo real. Os outros participantes não receberam esse treinamento, apenas correram as oito sessões sem nenhuma instrução.
Depois de 2 semanas…
Ao final das duas semanas, os corredores que receberam o tratamento de biomecânica eram capazes de correr com menor impacto mesmo sem nenhuma ajuda. Ou seja, aprenderam a se mover de uma forma melhor. E um acompanhamento de um ano mostrou que eles tiveram uma redução de 62% do risco de se machucar em comparação aos outros corredores.
Eu sempre digo que com um pouco de paciência, tudo se ajeita. Tentar melhorar a biomecânica pode ser um pouco chato no começo, pois pensar no movimento é cansativo. Mas com insistência e tempo (que não é longo) essa nova forma de correr vai ficando automática e com certeza irá valer a pena.
Fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/cuidar-da-biomecanica-da-corrida-e-mesmo-necessario-descubra.ghtml