7 benefícios que a Atividade física traz para a saúde

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Fazer atividade física ajuda muito na saúde, principalmente quem está acima do peso. E ainda possui muitos benefícios.

Os idosos também podem fazer exercícios e os exercícios mais indicados são aqueles que estão de acordo com a funcionalidade do corpo. Em caso de dor nas articulações, faça exercícios na água, como natação ou hidroginástica.

Para lhe auxiliar mais ainda, veja 7 benefícios que a Atividade Física traz para a saúde

7 benefícios que a Atividade Física traz para a saúde:

Os benefícios que a atividade física traz para a saúde são:

  • melhora a circulação sanguínea
  • fortalece o sistema imunológico
  • Ajudar a emagrecer.
  • Aumento o metabolismo
  • Diminui o risco de doenças cardíacas
  • Fortalece os ossos
  • Diminui o risco de doenças no coração, como pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade.

Praticar atividade física após estudar também é uma ótima ajuda para consolidar o aprendizado devido ao aumento da circulação sanguínea cerebral e aumento das catecolaminas que são essenciais para a memória.

Quem pode fazer atividade física?

A atividade física é indicada para indivíduos de todas as idades. No entanto, as crianças com menos de 12 anos devem praticar esportes mais leves como dança, futebol ou karatê, porque são exercícios que podem ser realizados 1 ou 2 vezes por semana e são mais indicados para esta idade.

Veja os 7 benefícios da atividade física para a saúde das crianças e dos adolescentes:

  • Combate o excesso de peso;
  • Melhora a autoestima;
  • Diminui a depressão;
  • Melhora o desempenho escolar por melhorar a aprendizagem;
  • Diminui o estresse e o cansaço;
  • Melhora a postura;
  • Melhora a aparência da pele.

Não é recomendado que as crianças façam exercícios pesados diariamente, mesmo que estejam acima do peso.

O exercício diário deve ser feito apenas pelas crianças atletas, e mesmo assim, devem ser acompanhadas por um profissional qualificado, durante todo o treino.

Os adultos e os idosos, devem estar atentos ao peso, porque quando estão abaixo do peso ideal não devem praticar exercícios regularmente para evitar o gasto calórico excessivo.

Como começar a praticar exercícios

Antes de começar a praticar exercícios, deve-se marcar uma consulta médica para verificar as articulações e o funcionamento cardíaco, porque alguns pacientes só devem fazer exercícios com auxílio do professor da academia ou fisioterapeuta.

Os exercícios devem ser realizados de 3 a 5 vezes por semana, mas comece devagar, fazendo apenas 2 dias por semana, durante 30 a 60 minutos. A partir da segunda semana, pode aumentar a frequência para 3 ou 4 dias, conforme a disponibilidade de tempo.

Você pode começar fazendo caminhada.

Fazer caminhada ajuda muito a queimar gordura e a perder entre 1 a 1,5 kg por semana, pois você pode alternar entre caminhada lenta e entre caminhada rápida, ajudando o corpo a gastar mais calorias.

Antes e depois do treino, alongue o corpo, principalmente as pernas durante cerca 5 a 10 minutos, para preparar e aquecer o corpo para a caminhada.

Durante o treino deve-se beber no mínimo meio litro de água por hora para repor a quantidade de líquidos e sais minerais que se perde pelo suor.

Faça corrida!

A corrida ajuda a queimar de 1 a 2 kg por semana pois intercala momentos de alta intensidade com corrida mais calma, duplicando a perda de calorias.

Antes e depois de treino de corrida é importante fazer 5 a 10 minutos de exercícios de alongamento das pernas para preparar o corpo para a corrida e evitar lesões, como contraturas ou tendinite.

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